• Matheus Amorim

A Epifania do Senhor e a benção do Giz

O giz bento no dia da epifania é usado para marcar a porta principal da casa, podendo este ato ser realizado pelo patriarca da família, quando não for possível por um sacerdote. O ato pode ser realizado no dia da Epifania ou durante toda a sua Oitava, isto é, até o dia 13/01/2020.


Marcar-se no alto da porta principal do lado exterior (podendo-se marcar todas as portas), a seguinte inscrição: os dois números (cifras) iniciais do ano; as siglas "*C+M+B+", com uma estrela e três cruzes; e em seguida os dois números (cifras) finais do ano.


Desta forma neste ano de 2020:

*20 C+M+B+20


As siglas "C, M e B" significam: "Christus Mansionem Benedicat", ou seja: "Cristo Abençoe esta Casa". Santo Agostinho as explicava também como: "Christus Multorum Benefactor", que significa: "Cristo benfeitor de muitos". Além disso, representa também os tradicionais nomes dos três Reis Magos: Caspar (Gaspar), Melchior (Melquior ou Belquior) e Balthazar (Baltazar). Tradicionalmente esta inscrição deve permanecer até a Solenidade de Pentecostes, ou se desejar, até o próximo ano.


Significado

Este é um sinal que cristãos vivem na casa e um sinal da bênção de Deus sobre ela. Este costume, registrado em documentos desde o século XVI, é com certeza de origem anterior. Foi encontrado pela primeira vez no "Sacramentário Gelasianum Vetus" (século VII), para abençoar a casa no ano novo ou quando havia uma mudança de residência.


Esta tradição é baseada nos tempos da Igreja primitiva, onde os primeiros cristãos desejavam proteger e abençoar seus lares, identificando-se como Povo de Deus, em analogia ao que fizeram os hebreus no cativeiro do Egito quando marcaram as portas de suas casas com o sangue do Cordeiro Pascal (Ex. XII, 12–13) e como as assinalaram também depois na terra prometida (Deut. VI, 9).


Com esta inscrição invocamos a benção de Nosso Senhor que em Sua Encarnação no ventre da Virgem Maria, pelo poder do Espírito Santo, veio como a Luz do mundo para salvar o homem das trevas do pecado. Assim, invocamos esta benção para os nossos lares e reivindicamos a soberania de Cristo para os espaços onde vivemos e trabalhamos.


Pe. Marcos Mattke, IBP


213 visualizações

Endereço: Oratório Nossa Senhora do Rosário da Boa Vista | Rua da Conceição, 168, Boa Vista - Recife | PE

Coetus Fidelium Olindensis et Recifensis missatridentinaemrecife@gmail.com | (81) 98555 6549

  • Facebook
  • Missa Tridentina Recife - Instagram